Entenda o que é TAVI. Trocar a válvula aórtica por cateter?!?

A Estenose da Valva Aórtica(EAo) é a obstrução da saída de sangue do coração para o suprimento de todos os tecidos do corpo pela válvula doente. Ocorre principalmente pela aterosclerose. A aterosclerose é a deposição de gordura, inflamação e calcificação da válvula, deixando ela mais "dura" e com dificuldade de abertura. Quando ela se torna muito doente, sua abertura é muito pequena e exige muito do coração para suprir a demanda dos tecidos do corpo e consequentemente deixando-o mais "musculoso" podendo até chegar a insuficiência cardiaca(IC) e morte súbita.

Os principais sintomas são dor no peito, tontura, desmaio e falta de ar. O diagnóstico é feito principalmente pelo Ecocardiograma.. O Ecocardiograma consegue caracterizar muito bem o grau de estenose da valva Aórtica (EAo). O tratamento pode ser realizado por cirurgia aberta (esternotomia convencional), mini-esternotomia (incisão pequena / esternotomia parcial) ou pela TAVI (transcateter Aortic Valve Implantation).

Esta ultima vem ganhando notoriedade por ser a menos invasiva, pelo fato de ser realizada por via endovascular (Por dentro do vaso) sem incisões. A prótese é montado sobre um balão desinsuflado, e é então, levada até a região da valva doente pelo caminho arterial, onde é então  fixada sobre a valva doente. Após insuflação desse balão, a prótese então é acoplada e funcionando  muito bem no seu lugar.

Como saber se o você pode realizar esse tratamento?

Entenda que a indicação por ser menos invasiva, precisa ser também bem indicada. Os pacientes que mais se beneficiam por esse tipo de tratamento são os que têm elevado risco cirúrgico. Mas, o procedimento pode ser realizados em todos aqueles que precisam e desejam essa forma de tratamento.

Para saber mais, agende uma consulta e entenda se esse tipo de tratamento e se ele é o melhor pra você.