As cirurgias cardíacas são procedimentos complexos e que dependem de uma equipe especializada. Os componentes são o cirurgião e seus assistentes, um anestesista especialista e seus assistentes, um cardiologista ecocardiografista, um instrumentador, um perfusionista e os enfermeiros.
Em cirurgias cardíacas há necessidade de realizar a "parada controlada"do coração com uma solução chamada de cardioplegia.. Para que essa p"arada controlada" ocorra e a cirurgia seja realiada, é necessario manter os outros orgãos em pleno funcionamento.
Sendo assim, deve-se realizar um bypass do coração com uma máquina com a função de coração-pulmão que façam a oxigenação do sangue e perfunda os orgãos do copo.
A maquina de circulação extracorpórea (CEC) é conectada na artéria aorta e nas veias cavas, esta retira o sangue venoso para a CEC que oxigena e aquela infunde com pressão pela arteria aorta. Com esse "bypass" do coraçao, o sangue é quem sai para a máquina e retorno para o corpo, e entao a cirurgia é realizada.
Portanto, não há retirada do orgão do corpo para realização de cirurgia, e sim um circuito que é conectado aos grandes vasos do coração para não permitir passagem do sangue para o coração "parado", afim de permitir que ele seja operado.
Dr. Maurício Basílio
Cirurgião Cardiovascular
CRM - SP = 162.617/RQE = 87.561