Tenho prolapso da Válvula mitral. Devo me preocupar?

Os prolapsos da valva mitral são alterações do tecido da válvula, que provocam dilatação em uma porção que alteram sua estrutura permitindo que o sangue tenha um refluxo para o átrio esquerdo anormal, tornando a válvula insuficiente. Esse refluxo provoca uma sobrecarga do átrio esquerdo que, por sua vez, aumentam a pressão e o tamanho dessa câmara, alem de aumentar a pressão das artérias pulmonares, elevando o risco de arritmias e insuficiência cardíaca.

Com o refluxo da valva mitral, uma parte do conteúdo sanguíneo que retorna para o átrio esquerdo deixam de cumprir sua função de irrigação do tecidos do corpo, e a longo prazo, podem provocar insuficiência cardíaca.

Os sintomas podem ser falta de ar, cansaço, tosse. O diagnóstico é feito pelo exame fisico com ausculta cardíaca e identificado um "sopro", e também com o auxílio do ecocardiograma.

A cirurgia é indicada para reduzir os sintomas e também para reduzir os riscos de alterações anatônicas do corações que podem levar a uma insuficiência cardíaca e pulmonar.

As técnicas para correção do refluxo podem ser as plástica da valva ou a troca por uma prótese (biológicas ou mecânicas). Normalmente é realizado a tentativa de correção da valva com uma plástica, porém, caso a correção não seja possível é realizada a troca por uma prótese previamente decidida em consulta, e já discutidos os prós e contras de cada tipo de prótese.

Para a realização da cirurgia, ela pode ser por incisão convencional(esternotomia mediana) ou por mini-incisões (minimamente invasivas) e isso deve ser bem discutido no pré - operatório e suas indicações e seus riscos.

Após a cirurgia, o acompanhamento é realizado pro ecocardiograma e com consultas regulares.