A cirurgia de revascularização miocárdica ("Pontes de safena") pode ser realizada sem a necessidade da utilização da circulação extracorpórea (CEC). Essa forma de tratamento cirúrgico, somente é possível pelo fato de as coronárias serem anatomicamente superficiais no coração.
Com a utilização de estabilizadores podemos posicionar o coração de maneira a permitir a realização da cirurgia com a colocação de pontes mesmo com o coração batendo. Dessa forma não necessitando da circulação extracorpórea (CEC).
As revascularizações sem CEC podem ser consideradas menos invasivas? A minha resposta é sim. Vou explicar o porquê... A cirurgia com CEC aumenta o risco de transfusão sanguinea, aumenta o risco de reação inflamatória pós-operatória. aumentam o risco de infecções. Não basta apenas ter uma incisão pequena para ser considerada menos invasiva, em cirurgia cardíaca, devemos pensar também em redução de "trauma" cirúrgico ou da invasividade.
Portanto pode-se discutir essa abordagem em paciente com coronariopatia que serão submetidos a revascularização cirúrgica.
Dr. Maurício Basílio
Cirurgião Cardiovascular
CRM - SP = 162.617/RQE = 87.561